CURSOS e WORKSHOP
Centro Português de Fotografia

Formação em três áreas

Avaliação da qualidade de imagem digital. Acção destinada a responsáveis de arquivos e bibliotecas, envolvidos em projectos de conversão digital dos seus acervos, fotógrafos, editores de imagem, técnicos profissionais de digitalização, estudantes e outros interessados nas áreas de ilustração, fotografia e arquivo. Os seus objectivos são a introdução do conceito de qualidade da imagem digital. Apresentação de métodos e parâmetros para avaliação, com segurança, da qualidade da imagem digital. Apresentação e reconhecimento de defeitos, com origem na conversão digital ou no processamento digital da imagem. Apresentação de ferramentas dos programas de imagem, que são auxiliares na avaliação da qualidade. A acção de formação é composta por módulos teóricos e módulos práticos.

Tratamento de restauro de um álbum de fotografia
Este workshop terá a participação de formadores das áreas de restauro de fotografia, papel, e encadernação e imagem digital. Pretende-se realizar uma Intervenção de conservação e restauro num álbum de fotografia em mau estado, que consistirá nas acções habituais: desmanchar, remover fotografias de páginas de cartão, retirar colas e restos de cartão, selecção de materiais para as novas páginas, escolher e executar método de encadernação, (argolas, parafusos, carcelas), respeitando ou não o processo iniciaI, tratamento da capa (limpeza e hidratação), nova montagem das provas (papel ou poliéster ou barras de fixação), folhas de protecção (poliéster, tecido fino e ou papel japonês). Serão também abordados aspectos como o respeito pelas legendas e inscrições originais, a digitalização (individual e páginas), tratamento
de imagem, forma de numeração, execução da montagem de páginas, acabamento (arredondar cantos, máscaras).

Identificação de Processos Fotográficos
Acção destinada a técnicos profissionais, estudantes ou interessados nas áreas de arquivo, conservação, restauro, museologia, fotografia, coleccionadores e fotógrafos.
Objectivos: Apresentação dos processo e métodos usados na identificação das espécies fotográficas, tanto de provas fotográficas, fotomecânicas e digitais,
como de negativos em vidro e película a cores e preto e branco e ainda de diapositivos. Reconhecimento das formas de deterioração mais vulgares, que são auxiliares na identificação das espécies fotográficas. Apresentação de testes químicos para identificação de suportes plásticos. Abrange os processos mais usados, ao longo da história da fotografia, desde os processos iniciais até à provas de impressora da fotografia digital, referindo as suas características e o seu enquadramento histórico. A acção de formação é composta por módulos teóricos e módulos práticos.
www.cpf.pt
Curso de Inicição à Fotografia
Com Joel Santos e Magali Tarouca de 10 a 17 de Outubro - LISBOA
Este curso foi concebido para quem quer dar os primeiros passos na fotografia, abordando os principais temas da fotografia digital que permitem criar excelentes fotografias. Com o intuito de encaixar nas agendas mais exigentes, o curso decorre em horário pós-laboral (6 + 1 dias) na área de Lisboa, fazendo uso de apenas um dia completo de fim-de-semana.
Está indicado para qualquer pessoa com mais de 16 anos e que deseje apaixonar-se irreversivelmente por fotografia. Mais informação em:
http://www.papa-leguas.com /passeio.asp?Id=137
Curso de Fotografia
O Atelier de Imagem – Instituto de Fotografia de Lisboa realiza os cursos de fotografia de 2011/2012
- Curso Profissional de Fotografia (1 ano e 2 meses)
- Curso de fundamentos de Fotografia (4 meses)
- Iniciação + Profissional 2011/2012
- Iniciação + Fundamentos Out. 2011
- Photo Training
Informações:
http://www.atelierdeimagem
.com
Instituto Português de Fotografia
- CURSO PROFISSIONAL DE FOTOGRAFIA

- CURSO BÁSICO DE FOTOGRAFIA
1. Técnica fotográfica
2. Composição em Fotografia
3. Laboratório a preto e branco

- CURSOS DE FOTOGRAFIA DIGITAL
Curso de técnica fotográfica, Composição e laboratório digital e Curso de fotografia digital
Mais informações em
http://www.ipf.pt
Fotografia Estenopeica  Actividade extra-curricular dirigida a actuais e a antigos formandos do Instituto Português de Fotografia.
Dedicada à divulgação da fotografia estenopeica aqui fica o endereço do site
O Clube de Fotografia Pinhole “Buraco de Agulha”
 
 

 

 

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Victor Santos
Apartado 151
EC CACÉM
2736 - 902 CACÉM

geral@victorsantos.com
fotografia@victorsantos.com
victorsantosfotografia@gmail.com

 

 

LIVRO DE VISITAS
Deixe aqui a sua opinião
 
© victor santos. Todos os Direitos Reservados
 
 
EXPOSIÇÕES
Connection - Polaroid Art Italy em Lisboa
De 1 a 20 Setembro
O Polaroid Art Italy foi criado em Novembro de 2008, movido pela paixão de Daniele Pezzoli pela fotografia instantânea e o seu desejo de reunir num único grupo o melhor da "instant-art" Italiana.
Num curto espaço de tempo, o número de artistas a aderir a este colectivo e o volume de trabalhos propostos foi tal que, para além de ser a primeira, é actualmente a mais relevante rede social italiana dedicada à "pop brand" da fotografia.
O PAI acaba por ser um ponto de encontro entre os vários “polartisti”.
Entre as actividades principais deste grupo destaca-se o debate, a discussão de ideias, a difusão de informação relativa a eventos e iniciativas no contexto da fotografia instantânea, bem como a oportunidades dos artistas partilharem as suas criações.
Calçada dos Cesteiros 4 B - Santa Apolónia
Bica do Sapato
Cais dos Soldados
http://pickpocketgallery.com
Regresso ao acervo
Exposição colectiva
Trata-se de uma exposição colectiva com obras de autores contemporâneos escolhidos entre os que a Galeria tem exposto nos últimos anos e de duas outras artistas a que, como se indica no título escolhido, se dá largo destaque.
São elas Rita Magalhães através de cujo trabalho a Galeria expõe fotografia pela primeira vez (fotografia é trabalho sobre papel, não há aqui qualquer heresia!) e Almudena Lobera, jovem espanhola largamente premiada, cujo desenho questiona os modos de mostrar, ver e perceber, sempre procurando inquietar o olhar.
Galeria João Esteves de Oliveira
Rua Ivens, 38
1200-224 Lisboa
Exposição Ruin'Arte no Museu do Teatro Romano de Lisboa
Uma vez que a exposição ficará patente até meados de Setembro haverá mais oportunidades de visitar este espaço lisboeta, onde poderão desfrutar de uma das mais emblemáticas ruínas desta cidade
Até 30 Setembro
Museu do Teatro Romano
Pátio do Aljube - Lisboa
1100-059 Lisboa
www.museuteatroromano.pt
Exposição “Prémio Estação Imagem|Mora 2011”
Nelson Aires é o grande vencedor do prémio de fotojornalismo Estação Imagem|Mora 2011, segundo a decisão do júri internacional que esteve reunido naquela vila alentejana durante três dias. O mesmo fotojornalista venceu também na categoria Série de Retratos, tendo os restantes prémios sido atribuídos a Enric Vives Rubio (Notícias), José Carlos Carvalho (Vida Quotidiana), Augusto Brázio (Ambiente), Artur Machado (Arte e Espetáculos) e Leonel de Castro (Desporto). Além dos vencedores, o júri decidiu ainda premiar mais oito reportagens apresentadas.
Centro Português de Fotografia

Edifício da Cadeia da Relação do Porto
Campo Mártires da Liberdade - Porto
Telf: 222 076 310
Até 25 de Setembro
http://www.cpf.pt/

“Projecto 11”
“Projecto 11” reúne oito alunos finalistas de fotografia do curso de Tecnologia da Comunicação Audiovisual do DAI/ESMAE/IPP.
A reunião destes trabalhos numa exposição colectiva evidencia uma diversidade de assuntos e abordagens técnicas e estéticas que confronta a sensibilidade, experiência e visão de cada autor.
Centro Português de Fotografia
Edifício da Cadeia da Relação do Porto
Campo Mártires da Liberdade - Porto
Telf: 222 076 310
Até 2 de Outubro
http://www.cpf.pt/